Representação das 5 forças:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_for%C3%A7as_de_Porter
1-Rivalidade entre os concorrentes
Principal determinante do mercado, as empresas competem não somente pelo preço, mas também por inovação, marketing, etc.
- Número de concorrentes e repartição de quotas de mercado;
- Taxa de crescimento da indústria;
- Diversidade de concorrentes;
- Complexidade e assimetria informacional;
- Nível de publicidade;
- Grau de diferenciação dos produtos;
- As barreiras à saída .
A rivalidade leva as empresas concorrentes captar o maior numero de clientes possíveis por meio de promoções e marketing.
Os clientes estão cada vez mas exigentes, buscando produtos e serviços de maior qualidade e de preços baixos. Aumento a concorrência entre as empresas.
- Análise RFM (economia)
- Preço da compra total
- Disponibilidade de informação do comprador em relação ao produto
- Existência de produtos substitutos
- Da sua dimensão enquanto clientes
- Da sua capacidade de integração a montante
3-Poder de Negociação dos fornecedores
Também conhecido como mercado de insumos. Fornecedores podem ser vistos como uma fonte de poder da empresa, pagando por exclusividade a empresa pode ter um grande fornecedor como diferencial.
- Grau de diferenciação dos insumos
- Custo dos factores de produção em relação ao preço de venda do produto
- Ameaça de transmitir integração dos fornecedores em relação à ameaça de integração por outras empresas
- Ter somente um fornecedor para a empresa pode ser um ponto fraco, caso o fornecedor venha a falir ou mesmo a elevar os preços de matérias-primas muito maior em relação a concorrência.
- ameaça de integração a montante ou a jusante.
4-Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes
Muitas empresas procuram entrar em mercados lucrativos e muitas vezes não se dão conta dos obstáculos, que acabam dificultando sua inserção no mercado, após o concorrente ser inserido no mercado ainda há a perda de rentabilidade por parte da empresa. E ainda será mais difícil conseguir os melhores clientes, deste modo ficará com os piores clientes, pensando muiti bem antes de entrar no mercado.
- A existência de barreiras de entrada (patentes, direitos, etc)
- Acesso aos canais de distribuição
- Diferenciação dos produtos
- Exigências de capital
- Políticas governamentais
- Marca
- Vantagens absolutas de custo
- Economia de escala
- Custos de transição
5-Ameaça de produtos substitutos
Os produtos substitutos no mercado, que tem funções equivalentes e parecidas podem afetar as empresas. Limitando os lucros da empresa, tanto em tempo normal como próspero.
Outro fator que deve ser levado em consideração é o fato de o produto da empresa pode se tornar obsoleto, para que isso não aconteça a empresa deve sempre procurar por inovações.
- Relação preço/rendimento
- Nivel de diferenciação do produto
- Poder de barganha do comprador
- Qualidade do produto
É importante saber que em certas ocasiões é necessário investir em uma ou mais forças especificas para adquirir maior lucro, dependendo é claro do setor em que a empresa está atuando.
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