segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Michael Porter e as 5 Forças

Michael Porter criou o modelo das cinco forças em 1979 para ajudar as empresas a desenvolver uma estratégia empresarial eficiente de forma a atender melhor os clientes e obter maior lucro.


Representação das 5 forças:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_for%C3%A7as_de_Porter



1-Rivalidade entre os concorrentes

Principal determinante do mercado, as empresas competem não somente pelo preço, mas também por inovação, marketing, etc.
  • Número de concorrentes e repartição de quotas de mercado;
  • Taxa de crescimento da indústria;
  • Diversidade de concorrentes;
  • Complexidade e assimetria informacional;
  • Nível de publicidade;
  • Grau de diferenciação dos produtos;
  • As barreiras à saída .
A rivalidade leva as empresas concorrentes captar o maior numero de clientes possíveis por meio de promoções e marketing.

2-Poder de Negociação dos clientes

Os clientes estão cada vez mas exigentes, buscando produtos e serviços de maior qualidade e de preços baixos. Aumento a concorrência entre as empresas.
  • Análise RFM (economia)
  • Preço da compra total
  • Disponibilidade de informação do comprador em relação ao produto
  • Existência de produtos substitutos
  • Da sua dimensão enquanto clientes
  • Da sua capacidade de integração a montante


3-Poder de Negociação dos fornecedores

Também conhecido como mercado de insumos. Fornecedores podem ser vistos como uma fonte de poder da empresa, pagando por exclusividade a empresa pode ter um grande fornecedor como diferencial.
  • Grau de diferenciação dos insumos
  • Custo dos factores de produção em relação ao preço de venda do produto
  • Ameaça de transmitir integração dos fornecedores em relação à ameaça de integração por outras empresas
  • Ter somente um fornecedor para a empresa pode ser um ponto fraco, caso o fornecedor venha a falir ou mesmo a elevar os preços de matérias-primas muito maior em relação a concorrência.
  • ameaça de integração a montante ou a jusante.


4-Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes

Muitas empresas procuram entrar em mercados lucrativos e muitas vezes não se dão conta dos obstáculos, que acabam dificultando sua inserção no mercado, após o concorrente ser inserido no mercado ainda há a perda de rentabilidade  por parte da empresa. E ainda será mais difícil conseguir os melhores clientes, deste modo ficará com os piores clientes, pensando muiti bem antes de entrar no mercado.
  • A existência de barreiras de entrada (patentesdireitos, etc)
  • Acesso aos canais de distribuição
  • Diferenciação dos produtos
  • Exigências de capital
  • Políticas governamentais
  • Marca
  • Vantagens absolutas de custo
  • Economia de escala
  • Custos de transição


5-Ameaça de produtos substitutos

Os produtos substitutos no mercado, que tem funções equivalentes e parecidas podem afetar as empresas. Limitando os lucros da empresa, tanto em tempo normal como próspero.
Outro fator que deve ser levado em consideração é o fato de o produto da empresa pode se tornar obsoleto,    para que isso não aconteça a empresa deve sempre procurar por inovações.
  • Relação preço/rendimento
  • Nivel de diferenciação do produto
  • Poder de barganha do comprador
  • Qualidade do produto

É importante saber que em certas ocasiões é necessário investir em uma ou mais forças especificas para adquirir maior lucro, dependendo é claro do setor em que a empresa está atuando.

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